BRASIL

NMB lança índice que mede a percepção de investidores

O website Notícias de Mineração Brasil (NMB) lança hoje (7) o seu Índice de Mineração (iNMB). O í...

Este artigo tem 10 anos. As imagens podem não ser exibidas.

O índice é composto por 25 mineradoras com ações nas bolsas de valores do Canadá (13), Austrália (9) e Estados Unidos (3) que estão em fase de exploração, construção ou operação somente no Brasil. O indicador é baseado na cotação diária das ações dessas empresas. Os valores das ações são ponderados de acordo com o valor de mercado das companhias que compõem o índice.

Com a ponderação por market cap, as principais empresas são a Largo Resources, com 32%; a Avanco, com 16%; e a Mirabela, com 11%.

Não foram incluídas empresas que têm projetos ou operações em outros países, como a Latin Resources, que investe também no Peru; a Iamgold, com investimentos na Guiana e África; e a Lara Exploration que, além de investir no Brasil, tem importantes projetos na Colômbia e no Chile.

Empresas que tiveram a negociação de suas ações suspensas temporariamente, também não integram o índice. Exemplo disso é a canadense Colossus Minerals que, em sociedade com a cooperativa de garimpeiros Coomigasp, tem o projeto de ouro e platina Serra Pelada, no Pará.

O índice foi desenvolvido pela equipe editorial na plataforma Bloomberg e será apresentado, a partir da próxima semana, diariamente, com uma breve análise.

O primeiro gráfico mostra que houve uma perda de valor contínua no primeiro semestre de 2013. Desde junho do ano passado, quando foi apresentado o projeto de lei com o novo marco regulatório para o setor, o índice não mostrou recuperação, mantendo-se abaixo de 4, ou seja, pouco mais da metade do valor de pico, registrado em janeiro de 2013.

As companhias que compõem o iNMB são: Amarillo Gold, Aguia Resources, Amerix Precious Metals, Aurora Gold, Avanco Resources, Brazil Minerals, Belo Sun Mining, BBX Minerals, Crusader Resources, Cabral Resources, Cleveland Mining, Cancana Resources, Carpathian Gold, Cosigo Resources, Centaurus Metals, Dusolo Fertilizers, Horizonte Minerals, Lago Dourado Minerals, Luna Gold, Largo Resources, Mirabela Nickel, Rio Novo Gold, SAFM, Tristar Gold e Zinco do Brasil.

Como se trata de um trabalho original e em fase de ajustes, o NMB aceita sugestões e correções que podem ser feitas no campo de comentários, logo baixo, ou pelo e-mail .

TÓPICOS: