Este artigo tem 7 anos. As imagens podem não ser exibidas.
Contudo, antes da Belo Sun, está, como seria de se esperar, a Vale. No caso da maior mineradora brasileira, o retorno de Juarez Saliba, trazido pelo CEO contratado em maio, Fabio Schvartsman, foi o grande destaque. Saliba foi diretor da CSN, de Benjamin Steinbruch, por sete anos mas construiu sua longa carreira na Vale, onde foi presidente da Ferteco e diretor dos sistemas Norte e Sul de minério de ferro.
A Vale também aparece com a quarta e quinta matérias mais lidas: o naufrágio do navio Stellar Daisy, da Polaris Shipping, que levava minério da Vale para a China e afundou no oceano Atlântico, levando consigo 32 tripulantes; e a indenização milionária supostamente pedida por Murilo Ferreira ao deixar o principal cargo da mineradora.
Em terceiro lugar, aparece a Mineração Morro do Ipê, da trading company Trafigura e do fundo Mubadala, que adquiriu no ano anterior as instalações da MMX Sudeste, de Eike Batista, e colocou a ativo em operação neste ano.
No sétimo lugar, aparece a Outotec, que levou o contrato para construir a segunda planta de concentrado de lítio da AMG em Minas Gerais. Em nono lugar, mais um caso de corrupção que envolve o DNPM, dessa vez no Amapá.
Em último, vem um fato que ainda pode ter desdobramentos em 2018, a compra de mais um pedaço na Anglo American por Anil Agarwal, o bilionário indiano que comanda a Vedanta e outras empresas do setor.
O ano teve diversos assuntos de grande interesse, como a troca de comando na Vale e a aprovação de três projetos de lei que mudam regras de mineração no Brasil, em especial com o aumento da alíquota de royalties e criação da Agência Nacional de Mineração. Sem falar em dezenas de fusões e aquisições, como a do projeto de ouro Coringa pela Serabi, e no lançamento de novas empresas como a Nexa Resources (ex-Votorantim Metais), Five Star Diamonds e outras. Mas a matéria mais lida foi um acidente fatal em uma das minas de ouro da Brio Gold.
-
Trabalhador sofre acidente fatal na mina de ouro Pilar
-
Juarez Saliba pode voltar para a Vale
-
Ipê Mineração, antiga MMX, volta a funcionar em março
-
Navio com minério de ferro naufraga no Atlântico
-
CEO da Vale quer indenização de R$ 60 mi, diz colunista
-
Belo Sun contrata FLSmidth para construção de volta grande
-
Outotec ganha contrato EPC para planta de concentrado de lítio em MG
-
Maior projeto de ouro do país recebe licença de instalação
-
Ex-superintendente do DNPM é preso por esquema de exploração ilegal de ouro
-
Anglo American ganha novo sócio