As vagas estão distribuídas em Minas Gerais (17), Pará (seis), Mato Grosso (duas), Bahia (duas) e São Paulo (duas), além do Distrito Federal (dez). Segundo a ANM, todas as vagas são efetivas e não há cadastro reserva.
A carreira de especialista em recursos minerais exige graduação em Geologia e Engenharia (Geológica, Hídrica, de Minas, Civil, Ambiental ou Florestal). Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União (estatutário).
Os aprovados irão atuar com jornadas de 40 horas semanais e terão ganhos de R$ 9.909,30. Os contratados serão alocados em uma das capitais escolhidas no momento da inscrição, sendo elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador e São Paulo.
De acordo com o Cebraspe, serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova discursiva, conforme os limites do edital. Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado, ficando válido por dois anos e podendo ser prorrogado por mais dois. As informações são da Folha Dirigida.