GERAL

ABB leva correias e motores para exposição de mineração

A ABB apresenta na Exposição Internacional de Mineração, edição 2013, correias transportadoras de...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

A ABB apresenta a tecnologia aplicada para correias que requerem potência menor 2000kW, utilizada na mineração. A tecnologia gearless (sem redutor), para moinhos de grande porte, foi desenvolvida pela ABB na década de 70.

Essa solução não necessita de redutores ou de acoplamento físico entre o motor e a correia, permitindo assim maiores potências com um único acionamento, menores custos de manutenção e o inerente controle de descarga de material, independente das variações em sua alimentação.

Durante o evento, a Ventyx, uma empresa do grupo ABB, apresentará um conjunto de soluções que abrangem toda a cadeia de valor da mineração, desde a exploração até logística de transporte e vendas.

A Ventyx também fornece sistemas de apoio ao empreendimento para administrar todo o ciclo de vida da mineração, incluindo equipamentos, manutenção, logística, produção e pessoal, assim como sistemas para a missão do empreendimento que cobrem a extração, processamento e entrega de matéria-prima.

A Ventyx é especializada no fornecimento de soluções e serviços de gestão de software industrial para indústrias de capital intensivo.

Na seção de equipamentos, está a linha HXR, de motores de indução trifásicos, de média tensão, produzidos localmente. Esses motores de carcaça aletada de ferro fundido, totalmente fechados e auto-ventilados IC411/IP55, foram desenvolvidos para aplicação na indústria de mineração, petróleo e gás, marine, papel e celulose, química, alimentação.

O ACS 2000, drive de média tensão, foi desenvolvido para garantir a confiabilidade da operação. O conversor é fácil de ser instalado e comissionado, reduzindo o custo total do projeto. Com um sistema integrado de retificação ativa ou Active Front End (AFE), as harmônicas do lado da linha são minimizadas sem o uso de transformadores especiais de alto custo e ainda possui o benefício de regeneração e correção do fator de potência.

Com seu tamanho compacto, o ACS 2000 pode ser utilizado em retrofits para controle de motores de indução-padrão via conexão direta à rede de alimentação 4.16 kV (direct-to-line). Como alternativa, um transformador de entrada de 2 enrolamentos simples pode ser utilizado, uma vez que sua topologia AFE possui baixo nível de emissão de harmônicas, permitindo assim maior flexibilidade à rede existente.

O estande da ABB na Exposibram estará localizado no nível secretaria, local AS25.

TÓPICOS: