GERAL

Clariant inaugura Centro de Pesquisa Aplicada para a mineração no Brasil

A Clariant Mining Solutions inaugurou, em Belo Horizonte (MG), um novo Centro de Aplicação e Dese...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

Segundo o vice-presidente da Clariant, Finlay Morrison, o CADM foi estrategicamente instalado em Belo Horizonte, “no coração da indústria brasileira de mineração”, para estar próximo a clientes, universidades e centros de pesquisa. “O laboratório representa nosso compromisso com a inovação e consolida a presença de 35 anos da Clariant na indústria brasileira de mineração, como uma fornecedora líder de soluções químicas", disse Morrison.

O gerente de Mining Solutions da Clariant no Brasil e na América Latina, Nilson Bartalini, informou que a nova unidade reúne características únicas, pois possui uma ampla gama de recursos para as mais variadas aplicações e tipos de minério, sendo um dos mais completos laboratórios de produtos químicos para o mercado de mineração no Brasil.

“O portfólio de serviços da Clariant abrange desde a seleção de produtos químicos à otimização de processos e aperfeiçoamento de produtos, passando pela gestão de desempenho e pela otimização de matérias-primas”, disse o gerente.

A empresa tem soluções químicas para toda a cadeia do beneficiamento do minério, como emulsificantes para explosivos utilizados na lavra, auxiliares de moagem, dispersantes para deslamagem, coletores, espumantes e aditivos para flotação, auxiliares de filtragem, coagulantes e floculantes para espessamento e agentes desaguantes. Fornece ainda anti-incrustantes, anticorrosivos e soluções customizadas, como modificador de reologia, para transporte por minerodutos.

Além disso, com o objetivo de minimizar impactos ambientais e perdas de eficiência e produtividade, a Clariant disponibiliza soluções para o controle de particulados em suspensão, atuando no processo produtivo, frentes de lavra, estradas, pilhas de armazenamento, entre outros.

A empresa informou que o novo CADM reforça a estratégia de crescimento da Clariant no Brasil, com foco em pesquisa. A unidade em Minas conta com cientistas e pesquisadores de diferentes campos associados à mineração e desenvolverá soluções personalizadas de flotação para minérios de ferro, fosfato e sulfuro.

"O CADM se apoia em nossa garantia de eficiência no desenvolvimento e aplicação de soluções para nossos clientes", afirmou Bartalii.

O Plano Nacional de Mineração 2030, do Ministério de Minas e Energia, divulgado em novembro do ano passado, sinaliza as possibilidade de um novo ciclo recorde na mineração. De acordo como gerente, a Clariant já está participando de todo esse desenvolvimento. “O país tem um bom número de empresas mineradoras atuando no exterior e outras em processo de internacionalização. Do ponto de vista empresarial, tudo isso representa oportunidades para a Clariant”, disse..

A Clariant, com sede em Muttenz, na Suiça, é líder mundial em especialidades químicas. A empresa, que conta com 100 unidades industriais e comerciais nos cinco continentes e tem cerca de 18.000 colaboradores, é uma das principais fornecedores mundiais de serviços e especialidades químicas customizadas para a indústria de mineração.

No Brasil, a empresa tem forte presença há mais de 35 anos, sendo reconhecida como líder no fornecimento de insumos químicos para o mercado de mineração, com um amplo portfólio de químicos para as diferentes etapas da mineração, da extração ao transporte do concentrado final, passando pelo beneficiamento do minério.

Além de ter uma forte presença na indústria de minério de ferro, a Clariant também é importante fornecedora de produtos e soluções para beneficiamento de outros tipos de minérios no Brasil tais como fosfato, cobre, pirocloro (nióbio) e grafite. Na área de fertilizantes, atua desde a produção dos macronutrientres até o produto final.

TÓPICOS: