Este artigo tem 8 anos. As imagens podem não ser exibidas.
A empresa diz que as escavadeiras são reconhecidas pela confiabilidade e durabilidade. A Hitachi começou a fabricar esses equipamentos no final da década de 1970, e muitas das primeiras unidades fabricadas continuam em operação. É o caso de cinco escavadeiras EX5500 em operação na mina de Yanacocha, no Peru. Essas máquinas possuem mais de 100 mil horas de operação e continuam sendo as únicas escavadeiras utilizadas pela mina, com disponibilidade física superior a 90%.
A Hitachi conta também com cinco modelos de caminhões fora de estrada, com capacidades de 60 a 300 toneladas. Ao desenvolver os caminhões para mineração, a Hitachi diz que “usou sua experiência e liderança de mais 30 anos em tecnologias de propulsão, inicialmente com controladores GTO (Gate Turn Off) e agora com a tecnologia IGBT (Insulated Gate Bipolar Transistor)”, em comunicado ao Notícias de Mineração Brasil.
A tecnologia vem sendo usada com êxito, segundo a empresa, em trens-bala, locomotivas, monotrilhos e carros de passeio elétricos no mundo todo. Agora, a empresa trabalha com caminhões fora de estrada de tração elétrica em Corrente Alternada CA. Todo o sistema de tração CA (IGBT, alternador e rodas elétricas) é projetado, fabricado e suportado pela a Hitachi.
A empresa trabalha também, sem custo extra, com uma plataforma de monitoramento de frota chamada Global e-Service. Esse sistema permite o acesso remoto a cada equipamento em campo, a partir de um computador. Dados da operação, falhas e localização dos equipamentos são enviados a um servidor Hitachi para processamento e, posteriormente, ao cliente e distribuidores para melhor gestão dos equipamentos, reduzindo o tempo de manutenção.
Hitachi Mining no Brasil
Com o intuito de fortalecer a presença no país, a Hitachi passou a contar com um novo distribuidor local. Em janeiro de 2015 a empresa MID Brasil, com sede em Belo Horizonte (MG) e filial em Parauapebas (PA), se tornou o novo distribuidor autorizado para todo o território nacional.
Formada pela sociedade entre dois distribuidores John Deere para equipamentos de construção (Inova Máquinas e Delta Máquinas), a MID reúne, segundo a Hitachi, uma equipe altamente qualificada e experiente, liderada pelo diretor geral Galileu Menezes, presente há mais de 25 anos no mercado de equipamentos para mineração. “A estratégia da Hitachi Mining no Brasil visa alcançar a liderança de mercado para sua linha de produto até 2020”, afirma o executivo.
Além do novo distribuidor, a Hitachi também passou a contar com dois executivos in country nas áreas Comercial e Pós-Vendas para maior suporte aos clientes no país.
“Com esta nova estratégia, a Hitachi reconhece a importância do Brasil no cenário Global da indústria de Mineração. Nossa intenção é estar cada vez mais próximos dos nossos clientes para um atendimento rápido e eficiente. Assim, ter um distribuidor com foco em nossos produtos, pessoal capacitado e funcionários da fabrica no Brasil foi o primeiro passo”, declara Lucas Silva, gerente de Contas Estratégicas da Hitachi.
A Hitachi diz que o desempenho das escavadeiras pode ser comprovado por meio das operações da U&M Mineração e Construção, com 25 equipamentos, e da Norsk Hydro, nas operações em Paragominas, com três máquinas.
Mais informações sobre os equipamentos estão disponíveis no site da Hitachi.
Informe publicitário
Para contato com um representante da Hitachi preencha o formulário abaixo:
*obrigatório