GERAL

Demanda por minério influencia demanda por profissionais

Uma análise feita pela empresa de recrutamento especializado, Page Personnel, apontou que a queda...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

A queda na demanda por minérios afetou negativamente a busca por profissionais dos segmentos de mineração e siderurgia, nos seis primeiros meses do ano. A informação é da Page Personnel, empresa global de recrutamento especializado em profissionais técnicos e de suporte à gestão.

Segundo a empresa, a oferta de vagas por engenheiros e compradores reduziu entre 10% e 20% no período avaliado, cargos que apresentaram as menores demandas.

“Esses dois segmentos sentiram os impactos da fraca demanda internacional. Eles tiveram de congelar alguns investimentos e as contratações acabaram entrando nesse pacote. Foram os setores que mais colocaram o pé no freio das contratações no semestre”, explica o gerente-executivo da Page Personnel, Luis Fernando Martins.

A linha de produção e a eficiência operacional na indústria em geral ditaram o ritmo das contratações neste semestre, concluiu o levantamento.

De acordo com a consultoria, os cargos mais procurados pelas empresas nos seis primeiros meses deste ano foram Engenheiro de Utilidades, Compradores, Líder de Produção e Supervisor de Manutenção.

“Com o aquecimento da indústria, a onda de contratações se intensificou no período. Notamos que alguns cargos ligados às áreas estratégicas de uma empresa, como Manutenção e Produção, foram os que tiveram mais procura. Isto é reflexo do aumento de investimento da indústria e de algumas medidas de estímulo ao crescimento do setor”, afirma Martins.

A Page Personnel foi fundada há 17 anos e é especializada em recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão. Possui quatro escritórios no Brasil e responde por 30% do resultado do Grupo no país, com as unidades Page Personnel, Page PCD (Pessoas com deficiência), Page Talent (Estágios e Trainees) e Page Interim (Temporários e Terceiros).

TÓPICOS: