INOVAÇÃO

Kevlar: do X Games para as correias transportadoras

A divisão de Tecnologias de Proteção da DuPont anunciou, hoje, que o uso de Kevlar em correias tr...

Este artigo tem 10 anos. As imagens podem não ser exibidas.

"A leveza, durabilidade e desempenho desse material em condições extremas fazem dele uma escolha ideal nessa aplicação. As correias podem correr mais rápido, com menos desgaste, permitindo que as empresas de mineração quebrem limites em termos de sua capacidade", disse William F. Weber, vice-presidente da DuPont Tecnologias de Proteção, numa alusão ao slogan da fibra, Dare (em inglês, ousar) Bigger.

Dare Bigger é a nova plataforma de marca para o Kevlar. Ela representa inspiração para aqueles que confiam na segurança e no desempenho da fibra de Kevlar, patrocinadora do ESPN X Games, torneios de esportes radicais. Entre outras aplicações, o material é usado em roupas esportivas e blindagem de automóveis.

"Na mineração, correias transportadoras podem descer às entranhas da terra. O minério de cobre é duro, o que exige muito dos equipamentos utilizados para extraí-lo. As correias que instalamos com fibra de Kevlar são duráveis e fortes, eles fazem grande diferença na nossa produção", disse Patricio Porta, analista de Operações e Gestão de Plantas da Divisão Andina da Codelco.

O Kevlar ajuda fabricantes de correias transportadoras a oferecer produtos mais leves, flexíveis e com maior vida útil para as mineradoras, aumentando a produtividade e reduzindo os custos operacionais associados à instalação, manutenção, substituição e consumo de energia.

Entre as vantagens de correias leves, finas e fortes que usam Kevlar, são citadas a facilidade de instalação, uma vez que pode ser usado com praticamente qualquer tamanho de rolamento; e ganhos de produtividade, por ser mais leve, rodar a velocidades mais altas e permitir maior calha. No caso da Codelco, o rendimento aumentou em 3 mil toneladas por dia.

Economia de energia e menor custo de manutenção também estão entre as vantagens do uso do Kevlar em correias. As razões são a diminuição do consumo de energia, medida nos testes, e à menor frequência necessária para esticar novamente as correias, um processo que tipicamente consome um dia inteiro.

Na Codelco, a manutenção necessária caiu para 33% na comparação com correias convencionais, fazendo com que o custo de manutenção anual caísse de US$ 0,14 para US$ 0,055 por tonelada. Visite nossa página no Facebook e assista a um vídeo da Dupont sobre o uso do Kevlar em mineração.