O Mine Performance foi desenvolvido para auxiliar as equipes de manutenção, de operação e de processamento na tomadas de decisões. Por meio de alertas preditivos, a ferramenta antecipa possíveis falhas em equipamentos.
“Nossos algoritmos preditivos conseguem detectar falhas em equipamentos com semanas de antecedência em relação aos sistemas de monitoramento tradicionais. Isso aumenta a disponibilidade de ativos e reduz os custos com paradas inesperadas”, disse Bernardo Torres, gerente regional de Mine Performance da GE Intelligent Platforms para América Latina.
A nova ferramenta tem capacidade para identificar ineficiências de processo e ajustá-las em tempo real, mediante conexão à internet. As equipes da GE monitoram, em conjunto com o cliente, os principais equipamentos e etapas do processo de produção. O Mine Performance realiza a análise automática de dados e o monitoramento remoto das operações.
Segundo a GE, a nova tecnologia tem auxiliado mineradoras de diferentes portes a alavancar seus resultados operacionais e a reduzir gastos desnecessários. Na África do Sul, o Mine Performance foi adotado pela mineradora Lonmin, a terceira maior produtora mundial de metais do grupo da platina (MGP).
A mineradora sul-africana incorporou a ferramenta da GE em sua seção de filtro e secagem para auxiliar na identificação e remoção de gargalos operacionais. Com os resultados alcançados, mais tarde a tecnologia foi incorporada a outros processos críticos presentes na unidade de produção da Lonmin.
“Sem o Mine Performance, teríamos custos adicionais com ineficiências e definitivamente teríamos danos nos equipamentos devido à nossa dificuldade em controlar processos da mesma forma que um sistema analítico os controla”, comenta Percy French, engenheiro de automação da Lonmin.
Segundo estimativas da GE, a introdução do Mine Performance pode gerar a economia de US$ 2,6 milhões ao evitar falhas em equipamentos, além de aumentar em 20% a disponibilidade das soluções instaladas na unidade de produção do cliente.