Este artigo tem 8 anos. As imagens podem não ser exibidas.
Criada em 2009 e com escritório na cidade de Valente (BA), a EBM tem três autorizações para pesquisa de tantalita e molibdenita no Estado da Bahia. Mario Ribeiro Lima, proprietário do empreendimento, diz que a pesquisa está em fase inicial e, por isso, recorreu à plataforma Inovativa como forma de encontrar parceiros com capital para ir além das trincheiras escavadas.
“O molibdênio, por exemplo, é 100% importado no Brasil. E aqui a afloração e concentração na rocha é muito boa”, disse Ribeiro ao Notícias de Mineração Brasil (NMB). O minerador explica que esse tipo de metal, usado na indústria siderúrgica, é normalmente extraído em grandes profundidades, mas nas suas áreas há afloramentos. Em 2013, o Brasil importou pouco mais de 9.920 toneladas ao custo de US$ 125 milhões. O contato com Mario Ribeiro pode ser feito a partir do e-mail ebm.mineracao@gmail.com.
Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Inovativa Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação para o estabelecimento de novos negócios inovadores. O programa oferece capacitação em empreendedorismo inovador, conexão com parceiros, mentoria com profissionais renomados e vantagens em outros programas públicos e privados de fomento à inovação.
Segundo o Secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, o programa permite que startups das mais remotas regiões do país tenham acesso a conteúdo de treinamento específico para a realidade delas, além de terem acesso a mais de 450 executivos do Brasil e do mundo para ajudá-las na estruturação do negócio. Quando estiverem prontas serão conectadas a potenciais clientes e investidores.
“Fazer isso na escala de centenas ou milhares de startups e com altíssimo nível da rede de mentores é o que faz esse programa ser referência mundial em empreendedorismo inovador”, afirma Souza. Além de segmentos tradicionais como mineração, o programa atende principalmente novos empreendimentos dos setores de Tecnologia da Informação (35%), Saúde (14%) e Serviços (11%). O website da plataforma é http://www.inovativabrasil.com.br.