Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.
O robô submarino MineRo possui peso de 25 toneladas e foi construído para operar em profundidade de até 5 mil metros. No decorrer do primeiro teste, que acontece nesta sexta-feira, planeja-se realizar a submersão a uma profundidade de 1.380 metros. O teste acontecerá na costa sudeste da Coreia do Sul, de acordo com informações do Ministério da Pesca e dos Oceanos do país.
“O teste que será realizado é o primeiro teste do robô para mineração subterrânea MineRo, que foi projetado com nossa tecnologia” afirmou a ministra Yoon Jinsook. De acordo com ela, o teste irá verificar a capacidade de operação do robô em águas profundas.
A Coreia do Sul dispõe de direitos exclusivos para exploração de área de 750 mil metros quadrados no Oceano Pacífico, em região conhecida como zona Clarion-Clipperton, localizada a cerca de 2 mil quilômetros sudeste do Havaí.
Essa zona contém até 560 milhões de toneladas de manganês, com reservas estimadas em $370 bilhões. Caso o teste esta semana seja realizado com sucesso, será feito outro teste a profundidade de 2.000 metros.
O país planeja iniciar a exploração da zona Clarion-Clipperton em 2015.
O robô, que se parece com uma pá carregadeira sobre esteiras, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa em Engenharia Marítica e Oceânica (Moeri), ligado ao Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia Oceânicas (Kiost). O projeto foi iniciado em 2001.
Acompanhe o NMB nas redes sociais:
Google Plus # YouTube # Facebook # Twitter do Britador # Twitter NMB # LinkedIn