INOVAÇÃO

Forum abordará ferramentas geoespaciais na mineração

O mercado geoespacial, que movimenta até US$ 270 bilhões por ano, segundo estudo recente encomendado pelo Google, é o tema da quarta edição do MundoGEO Connect LatinAmerica. Entre as atrações, está o Fórum Soluções Google Geo para Empresas, que vai discutir como ferramentas geoespaciais podem melhorar os resultados nos mais variados setores, incluindo o de mineração.

Forum abordará ferramentas geoespaciais na mineração

Durante o fórum, executivos do Google e de outras empresas e instituições vão demonstrar quais as melhores tecnologias para diferentes segmentos e aplicações, e como as ferramentas geoespaciais podem melhorar a eficácia dos resultados. Empresas de mineração, óleo e gás, energia elétrica, construção civil, bens de consumo, meio ambiente, agronegócios, entre outras, estão entre os setores que já utilizam essas ferramentas.

Nos três dias de evento serão apresentados cases de empresas que usam sistemas geoespaciais como ferramenta de trabalho. É o caso da Vale, representada pelo analista de Meio Ambiente, Paulo Fernando Costa, que apresentará a palestra “Infraestrutura de Dados Espaciais Corporativa”.

A apresentação de Costa abordará as iniciativas da Vale para uma infraestrutura de dados espaciais. Segundo ele, isso permite uma geração e fluidez mais eficiente do dado geográfico em toda a empresa e, com isto, suporta com mais qualidade os estudos, projetos e operações. “As soluções geoespaciais permitem que o nosso setor de mineração 'enxergue' inúmeros detalhes do território, de forma que consiga uma melhor análise e gestão e a consequente diminuição de riscos em projetos e operações”, afirmou.

Segundo o analista, o setor de mineração utiliza inúmeros tipos de dados geográficos, como imagens de satélites, levantamentos topográficos, entre outros. “Com o conhecimento nos bancos de dados geográficos que a empresa possui, em uma linguagem única, é possível agregar valor e velocidade aos negócios”.

Será a terceira vez que Costa participará do evento. Segundo ele, há uma grande expectativa do setor em poder ver de perto o que o mercado está utilizando de mais moderno e eficaz na área de geotecnologias. “Há muitas oportunidade para negócios futuros, pois na feira é possível ver os novos produtos e ter contato com as empresas do setor”, disse.

Além da feira de produtos e serviços, o evento terá 150 palestrantes do Brasil e exterior, envolvidos em 31 atividades. Serão realizados seminários, fóruns, cursos, workshops, encontros profissionais e o hackathon, que é uma maratona digital para programadores e jovens talentos.

O MundoGEO Connect LatinAmerica 2014 acontecerá do dia 7 a 9 de maio, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. O evento, que conta com 55 expositores, tem o apoio de órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

TÓPICOS: