INOVAÇÃO

Vale usa robôs na construção de túneis do projeto S11D

Como parte das obras de implantação do Ramal Ferroviário S11D, no Pará, a Vale tem usado robôs ca...

Este artigo tem 10 anos. As imagens podem não ser exibidas.

De acordo com a mineradora, os túneis foram uma alternativa pensada a fim de assegurar a menor interferência ao meio ambiente. Serão os primeiros túneis a compor a logística de transporte norte da Vale e o primeiro projeto da empresa a utilizar esse tipo de tecnologia.

A Vale afirmou que o processo garante maior segurança e agilidade à obra. Por meio de joystick, um operador, distante cerca de 2 metros da atividade, movimenta um robô-braço mecanizado em um caminhão e executa todos os movimentos necessários para a projeção de concreto na parede, como levantar e baixar o braço e disparar o material.

Com os robôs, o tempo necessário para finalizar a aplicação de cada betoneira, de cerca de 7 metros cúbicos, passou de 45 minutos, média atingida no processo comum, para apenas 20 minutos.

A previsão da Vale é que todos os túneis, com profundidade que varia de 500 metros a 985 metros, sejam concluídos em 2015.

A proposta de construção faz parte de estudo feito pela mineradora para a definição do traçado do Ramal, com a premissa de garantir a menor interferência ambiental. Além dos túneis, foi projetada a construção de viadutos rodoviários e pontes, a fim de minimizar impactos à travessia de pessoas, animais e veículos.

O projeto abrange ainda a construção de passagens especiais para fauna, que irão reproduzir o habitat dos animais e facilitar a segurança e circulação de animais silvestres em áreas de floresta. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2014 e a previsão é de que sejam concluídas no segundo semestre de 2016.

O Ramal Ferroviário terá 101 quilômetros de extensão e integra o Programa de Capacitação Logística Norte (CLN S11D). “É um investimento estratégico para a Vale e para o Brasil, ao criar condições logísticas necessárias para transportar e embarcar o minério de ferro que será produzido pelo Projeto Ferro Carajás S11D”, afirmou a mineradora em nota divulgada em seu website.

A Toniolo Busnello está sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e conta com mais duas unidades de britagem no Estado, uma em Portão e outra em Caxias do Sul. A empresa possui ainda uma filial em Goiânia (GO).

A empresa, especializada em túneis, terraplenagens e pavimentações, já desenvolveu projetos para Yamana e MMX, respectivamente, nos projetos C1 Santa Luz, na Bahia, e Serra Azul, em Minas Gerais.

TÓPICOS: