LEGISLAÇÃO

Quintão quer votação do novo marco da mineração logo após as eleições

O deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG), relator do novo marco regulatório da mineração, afirmou ho...

Quintão quer votação do novo marco da mineração logo após as eleições

Segundo Quintão, muitos investimentos programados não foram realizados no Brasil neste ano, de forma que empresas estrangeiras optaram por aportes em outros países. "A não votação dessa matéria está inviabilizando o setor da mineração no Brasil. Isso é lamentável", disse o deputado, durante a abertura do 25º Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo (SP).

O PL nº 5.807/2013, que cria o novo marco regulatório da mineração, foi apresentado pelo governo federal, em junho do ano passado, para substituir o código que está em vigor desde 1967.

O PL estabelece mudanças em relação à tributação do setor e prevê a criação da Agência Nacional da Mineração (ANM) para substituir o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Conselho Nacional da Mineração (CNM).

O projeto do novo marco chegou a ser enviado com pedido de urgência, mas teve a emergencialidade retirada pouco tempo depois. A justificativa utilizada na época foi de que o tema precisava de mais tempo para ser debatido.

A abertura do evento nesta terça-feira (12) contou ainda com a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos; do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch.

Lemos falou sobre o período de grande dificuldade da economia brasileira e reforçou que o desafio não é pequeno. "Não temos carta escondida na cartola para resolver os problemas, mas temos perspectiva de futuro. Estou otimista e acredito que voltaremos a crescer", disse Lemos.

A 25ª edição do Congresso Brasileiro do Aço é realizada hoje (12) e amanhã (13) no Complexo WTC, na capital do Estado de São Paulo. Com informações do jornal O Estado de S.Paulo e do Instituto Aço Brasil.