Embarque de minério em Hedland cai depois de recorde
O porto australiano de Hedland embarcou, no mês passado, 36,34 milhões de toneladas de minério de ferro, 2,8% abaixo do recorde de 37,38 milhões de toneladas alcançado no mês passado. Os dados são da Autoridade Portuária de Port Hedland. Veja o gráfico.
Minério enviado da Austrália para a China tem queda de quase 7%
O minério de ferro embarcado para a China a partir de Port Hedland, o maior terminal de exportação de granéis do mundo, caiu de um recorde no mês passado em meio a especulações de que a demanda pode se contrair devido à desaceleração do crescimento econômico na China. Os embarques foram de 29,8 milhões de toneladas em setembro, depois de atingir o recorde de 32 milhões de toneladas em agosto. Em setembro de 2013, o volume exportado para o país asiático foi de 23 milhões de toneladas, de acordo com dados da autoridade portuária.
Estoque elevado de produtos siderúrgicos trava compra de minério
“A demanda por aço tem se esforçado para melhorar”, Kash Kamal, um analista da Sucden Financial em Londres, disse por e-mail. “Com as usinas retendo grandes estoques de aço acabado, elas resistem a comprar quantidades significativas de minério de ferro”. A economia da China provavelmente terá expansão de 7,3% este ano, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg com economistas feita de 18 a 23 de setembro. Esse valor está abaixo da estimativa de agosto que foi de 7,4%. O índice PMI, que traz a percepção da economia do país a partir de pesquisa com gerentes de compras, estava em 51,1 em setembro, o mesmo valor de agosto.
Preço do minério fica estável em US$ 79,60 com feriado chinês
O índice de preços de minério de ferro compilados pela Metal Bulletin se manteve em US$ 79,60. Na China, o feriado iniciado na quarta-feira (1) vai até a próxima terça-feira. O minério de ferro é medido em toneladas métricas base seca, sem umidade. Este preço é para entrega de minério com 62% Fe no porto de Qingdao, na China, no prazo de oito semanas na modalidade CFR. Veja o gráfico.