OUTROS

DNPM aprova pedido de Guia de Utilização da Centaurus em MG

A Centaurus Metals recebeu do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) a aprovação do ped...

Este artigo tem 9 anos. As imagens podem não ser exibidas.

De acordo com a Centaurus, a aprovação está sujeita à obtenção da Licença de Operação (LO), uma vez que a construção do projeto estiver concluída. A taxa de produção prevista para Candonga é de 300 mil toneladas por ano e a Centaurus disse que espera receber a LO até julho deste ano, o que facilitará o início das vendas do produto.

A Centaurus apresentou um pedido combinado de Licença Prévia (LP) e Licença de Instalação (LI) para Candonga em maio do ano passado, com a aprovação prevista para abril de 2015, considerando o calendário de desenvolvimento do projeto.

Segundo a mineradora, não são esperados quaisquer problemas com o processo de aprovação, já que a área em que o projeto está localizado não requer remoção de vegetação nativa. Após a aprovação da LP / LI, a companhia poderá iniciar a terraplenagem e instalação da planta de britagem e peneiramento.

O estudo de viabilidade do projeto Candonga, concluído em setembro do ano passado, apontou um custo de capital para pré-produção estimado em US$ 2,93 milhões, considerando uma operação de 300 mil toneladas de minério de ferro por ano, com custo operacional, incluindo royalties, previsto em US$ 12,11 por tonelada de minério vendido. Os dados foram divulgados em comunicado ao mercado do dia 30 de setembro de 2014.

De acordo com o diretor administrativo da Centauru, Darren Gordon, a empresa continua a avançar no licenciamento do projeto e a aprovação do pedido de Guia de Utilização, recebido menos de nove meses depois de ter sido apresentado, demonstra a confiança do DNPM no projeto.

"Nosso foco agora será finalizar o processo de licenciamento ambiental para permitir que o trabalho de desenvolvimento no local seja iniciado", disse Gordon.

O projeto Candonga é um depósito satélite localizado a 33 quilômetros ao sul do projeto de minério de ferro Jambreiro, o principal ativo da Centaurus no Brasil.

TÓPICOS: