Este artigo tem 9 anos. As imagens podem não ser exibidas.
O acordo foi fechado por meio da subsidiária Mineração BBX do Brasil. O projeto fica a 20 quilômetros da área dos direitos do projeto de cobre e ouro Juma Leste, da BBX, e dos alvos de sondagem Plato e Guida. As informações são de comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (23).
Segundo os termos do contrato assinado entre as empresas, a BBX tem 120 dias para realizar uma auditória técnica, econômica e legal, com opção de estender esse período. Quando a auditoria for concluída, a mineradora australiana vai fornecer um empréstimo de R$ 150 mil para o Goldmen Group, referente à sua fatia no lucro líquido do empreendimento, e assinar um acordo definitivo.
Com o contrato, a BBX terá direito a receber 50% das operações de fluxo de caixa se contribuir com 100% do capex pré-operacional. A mineradora vai fornecer serviços técnicos para o Goldmen, incluindo trabalhos na operação de mineração e na planta de beneficiamento. A BBX disse que avalia várias plantas de gravidade móveis para o projeto, equipamentos que poderiam ser facilmente utilizados também nos projetos Ema e Juma Leste.
A mineradora australiana pode desistir do acordo a qualquer momento durante o período de auditoria e durante a fase de operação, com direito de retirar todos os equipamentos e plantas do site mediante um aviso prévio de 30 dias.
A BBX disse que os quatro direitos minerários que pertencem ao Goldmen Group estão regularizados com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e tem aprovação ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O Goldmen Group é uma empresa que trabalha no setor de mineração, direcionada para empreendimentos de ouro, prestando assessoria no desenvolvimento de projetos, elaboração de contratos e captação de recursos. A companhia formada por meio de uma parceira Calazans & Rossi Advogados Associados, Geoprime e Sólida, segundo informou o CEO Daniel Geyerhahn, por telefone, ao NMB.
As empresas se dividem em trabalhos relacionados a engenharia, parte ambiental, documental e jurídica. De acordo com o executivo, o Goldmen Group possui 32 áreas no Amazonas, sendo 12 licenciadas.