Este artigo tem 10 anos. As imagens podem não ser exibidas.
Segundo comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (24) pela Brazil Minerals, os diamantes coloridos são ideais para algumas peças de joia específicas.
A mineradora disse que tem estudado o mercado de diamantes coloridos do Brasil “devido às altas margens em que pode produzir e pelo fato de que é um mercado complementar e sinérgico para os negócios atuais de diamantes incolores da empresa”. Segundo a Brazil Minerals, as cores mais comuns de diamantes coloridos no Brasil são amarelo, rosa e azul.
No início de setembro, a companhia obteve a licença ambiental necessária para extrair e comercializar areia da mina de ouro e diamante Duas Barras. A mineradora pretende utilizar a areia como permuta para as despesas com escavação no site.
A Brazil Minerals também contratou novos trabalhadores para Duas Barras, no fim de agosto, com o intuito de processar ouro e diamante todos os dias do ano, incluindo fins de semana e feriados. A empresa montou um novo esquema de turno para os trabalhadores, em que o processamento de ouro e diamante e a planta de recuperação vão ser operados por duas equipes.
Dessa forma, segundo a Brazil Minerals, a planta estará em funcionamento todos os dias do ano, produzindo ouro e diamante. As atividades de escavação permanecerão com uma equipe de trabalhadores. Segundo a empresa, um dia de escavação gera material suficiente para um prazo de dois a cinco dias para a planta de recuperação.
A mina de Duas Barras é operada por meio da Mineração Duas Barras, subsidiária brasileira da Brazil Minerals, que detém 86,88% da companhia. Além da mina Duas Barras, a empresa é proprietária de direitos minerários em Borba, área com potencial de ouro no Amazonas.