PRODUÇÃO

CURTAS: Norsk Hydro abre vagas no Pará e Rio de Janeiro

Ibama apreende mercúrio; Projeto de rochas ornamentais

 Hydro Alunorte

Hydro Alunorte

Norsk Hydro abre vagas no Pará e Rio de Janeiro

A empresa norueguesa Norsk Hydro, terceira maior fornecedora mundial de alumínio, dona de uma mina de bauxita na cidade de Paragominas (PA) e da refinaria de alumina Hydro Alunorte, em Barcarena (PA), abriu vagas em três cidades do Estado. Em Paragominas a empresa seleciona engenheiro mecânico master e em Barcarena a vaga é para gerente operacional. Já para a capital Belém a vaga é para gerente sênior de meio ambiente. Além dos municípios paraenses, a empresa seleciona uma vaga para o Rio de Janeiro para a função de Gerente de Projetos e Gerente Técnico de Mineração. Clique aqui para se inscrever. Com informações da Norsk Hydro.

Ibama apreende mercúrio que seria usado em garimpo ilegal de ouro

430 quilos de mercúrio foram apreendidos por agentes do Ibama. Eles suspenderam as atividades de uma empresa do setor químico em Joinville (SC) responsável pela importação irregular do produto. Investigação realizada pelo Instituto em três Estados aponta que o mercúrio abasteceria garimpos ilegais na Amazônia. Sem o controle adequado, o metal é negociado clandestinamente para a exploração ilegal de ouro. No garimpo, o mercúrio usado para separar o ouro de outros minerais é carreado para corpos hídricos, o que resulta na contaminação de toda a cadeia alimentar. Os responsáveis foram autuados em R$ 1,5 milhão pela venda ilegal e por prestar informações falsas. Maior importadora de mercúrio do país, a empresa comercializou 6,8 toneladas da substância nos últimos três anos. Com informações do Ibama.

Fapes financiará projeto de resíduos de rochas ornamentais em novos materiais

O projeto da pesquisadora Monica Borlini, do Núcleo Regional do Espírito Santo (Nres), foi aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Intitulado "Desenvolvimento de novos materiais utilizando resíduos da extração e do beneficiamento de rochas ornamentais", o projeto concorreu para a Faixa C, da área de engenharias. Com o objetivo de estudar o desenvolvimento de novos materiais a partir de resíduos de rochas ornamentais, o projeto pode contribuir para a redução de consumo de matérias-primas naturais, bem como para a diminuição da quantidade de resíduo a ser descartado na natureza, a agregação de valor ao resíduo indesejável, a mitigação do impacto ambiental e a formação de recursos humanos. As informações são do Cetem.