Durante um workshop que aconteceu na terça-feira (4), no MME, o secretário-adjunto de Geologia Mineração e Transformação Mineral, Telton Elber Corrêa, falou da importância de desenvolver ações de segurança e saúde, orientando e informando os trabalhadores no setor mineral a executar suas tarefas de forma segura, evitando acidentes e doenças.
“É importante que o setor mineral repercuta de forma positiva na sociedade”, disse.
De acordo com Telton Corrêa, o setor mineral tem crescido muito, é necessário que os indicadores de segurança e saúde no setor acompanhem esse desenvolvimento. “A mineração além de trazer emprego e renda, tem que trazer qualidade de vida e benefícios para a sociedade e também para quem trabalha no setor. “É preciso garantir o mínimo de condições saudáveis de trabalho”, afirmou.
Marcos Tadeu, diretor de Operações do Sesi Nacional, falou da importância de realizar o acordo de cooperação. Segundo ele, essas parcerias costumam dar resultados e reduzem os acidentes de trabalho em 8%. “A ação vai desde a ensinar a manusear equipamentos de segurança a criar planos de ação para atuação nesse setor”, explicou.
O acordo entre a SGM/MME e o Sesi visa desenvolvimento de ações que cooperem para a redução dos afastamentos em decorrência de acidentes e doenças do trabalho, bem como a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor mineral. Essas metas serão alcançadas por meio do intercâmbio, difusão e divulgação de informações, incluindo a produção de material específico; a promoção de diagnósticos, e estudos prospectivos de segmentos do setor, incluindo as áreas de saúde, segurança e interação com APLs da base mineral, assim como encontros, reuniões e eventos técnicos.
A parceria também busca uma articulação de ações para o desenvolvimento tecnológico, proposição de ações em conjunto e/ou com terceiros, em áreas de interesse para o desenvolvimento do setor, além de promover acordo de cooperação técnico-científico internacional na indústria da mineração, nas áreas de segurança e saúde do trabalho e socioambiental.
Participaram do evento representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), do SESI, da Vale, da Votorantim Metais e da Samarco. As informações são do Ministério de Minas e Energia.