SEGURANÇA

Mineradoras oferecem uniforme especial para trabalhadoras grávidas

A She's Empowered, uma fabricante australiana de uniformes de trabalho, desenvolveu uma linha de ...

Mineradoras oferecem uniforme especial para trabalhadoras grávidas

A companhia foi criada por Kym Clark, que era contadora da Anglo American na mina de carvão de Middlemount. Clark disse que a ideia surgiu depois que viu uma gerente grávida da Anglo ser obrigada a usar uma roupa com fita refletiva por cima de uma camisola em uma reunião empresarial.

“Quando pesquisei, não pude acreditar na falta de opções de trajes para mulheres, em geral, do setor industrial. Até a criação da minha empresa, não existia nenhum traje de trabalho para trabalhadoras industriais grávidas. Eu sabia que tinha habilidade e motivação necessários para mudar esse cenário”, disse a empreendedora de 27 anos.

As roupas desenhadas para as trabalhadoras grávidas fazem parte da linha Kym, lançada no ano passado pela She’s Empowered. Os materiais são 100% de algodão e possuem tamanhos que variam dos números 6 ao 16 (numeração do Reino Unido).

A Anglo American já fornece esse traje específico para suas trabalhadoras grávidas. Segundo dados da fabricante de roupas, as mulheres representavam, em 2011, um quinto do número total de trabalhadores no setor de mineração. Um crescimento de 15% em relação a 2006.

“Como uma empresa que valoriza a diversidade e a inclusão na nossa força de trabalho, nós estamos muito felizes em oferecer às mulheres trajes de trabalho que estão alinhados com as exigências de segurança e que garantem o conforto delas no ambiente de trabalho”, disse Rebecca Capper, especialista de carvão metalúrgico da Anglo.

A Codelco também disponibilizou trajes especiais para trabalhadoras grávidas. Segundo Oscar Jiménez, gerente geral da companhia, trata-se de um passo importante na conciliação da vida profissional, pessoal e familiar da mulher grávida que trabalha no setor.

“É uma medida de reconhecimento às trabalhadoras. Nós estamos preocupados em proporcionar melhores condições de conforto durante as longas jornadas de trabalho”, disse Jiménez.