SEGURANÇA

CURTAS: Sobe para 7 número de mortos em acidente na África do Sul

CPRM no Global Stone Congress; Apreensão do Ibama no Pará

Este artigo tem 6 anos. As imagens podem não ser exibidas.

Aumenta para 7 número de trabalhadores mortos em acidente na África do Sul

Subiu de quatro para sete o número de mineradores mortos na África do Sul, após um terremoto seguido de desmoronamento na última quinta-feira (3). As vítimas estavam entre os 13 que ficaram presos na mina de Masakhane, a oeste de Johanesburgo.

O ministro sul-africano de Recursos Naturais, Gwede Mantashe, visitou a mina na sexta-feira (4) e exigiu que a empresa responsável pelo local priorize a segurança dos trabalhadores. Após o acidente na mina, o Sindicato Nacional de Mineradores pediu ao Ministério de Recursos Naturais sul-africano uma investigação sobre as mortes que ocorrem no setor de mineração. As informações são da Agência Brasil.

Membro do CPRM participa do Global Stone Congress

O Superintende Regional de Salvador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), José Ulisses Pinheiro, participou da abertura do Global Stone Congress 2018, realizado em Ilhéus (BA), entre 26 a 29 de abril de 2018, a convite do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Reinaldo Dantas Sampaio. Durante os dias 27 e 28 de abril foram abordados temas envolvendo a rocha no patrimônio natural e construído, assim como a arquitetura sustentável e eficiência da cadeia produtiva através das inovações em TI para interação humano-máquina.

Outras personalidades importantes também compareceram ao evento como o diretor do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fernando Antônio Freitas Lins; representando o governador da Bahia, Rui Costa, o diretor da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Rafael Avena Neto; representando o secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lobo; além do chefe de gabinete da SGM/MME, Frederico Bedran Oliveira. As informações são do CPRM.

Operação do Ibama combate garimpo ilegal no Pará

Uma operação de combate ao garimpo ilegal realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Federal (PF), o ICMBio, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Militar do Pará resultou na destruição de oito escavadeiras hidráulicas e um trator usados para exploração de ouro na Terra Indígena Munduruku, no sul do Estado do Pará.

Cinco máquinas foram desativadas na primeira etapa da operação, iniciada na última quinta-feira (3) com a participação do Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Ibama e do Comando de Operações Táticas (COT) da PF. A ação teve apoio de três helicópteros do Ibama e um da FAB. Na segunda etapa, realizada por agentes ambientais do GEF e do ICMBio, foram destruídas quatro escavadeiras hidráulicas. As informações são do Ibama.