Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.
A mineradora Vale está entre as 50 maiores poluidoras do mundo, de acordo com o relatório elaborado pela Carbon Disclosure Project (CPD). Em conjunto com a Petrobras, a empresa ocupa lugar de destaque na relação das 500 empresas que mais poluem o planeta. A CDP é uma organização independente especializada no reporte climático das empresas.
Na categoria “Materiais”, a Vale tem a companhia das empresas Posco, BASF, Air Products & Chemicals, Ecolab, Kumba Iron Ore, Praxair entre outras. O relatório foi divulgado na última semana.
O estudo apontou que o grupo de 50 empresas é responsável por quase 75% das emissões de gases de efeito estufa do planeta liberados na atmosfera.
Juntas, as 500 empresas liberaram 3,6 bilhões de toneladas métricas de CO2 nos últimos quatro anos, uma queda de 14% nas emissões em relação ao último relatório.
Segundo o estudo da CPD, a Vale emitiu, sozinha, quase 500 toneladas métricas de CO2 na atmosfera, nos últimos quatro anos. A mineradora ficou em penúltimo lugar entre as dez empresas do setor de materiais. A mais poluidora da categoria é a Holcim, fabricante de cimentos, com a emissão de mais de 4,5 mil toneladas métricas de CO2 no mesmo período.
O relatório não divulga a colocação entre as companhias, mas aponta por países quais estão entre as 50 maiores poluidoras. Vale e Petrobras representam o Brasil.
Também estão no ranking as empresas brasilieras Ambev, BRF Brasil Foods e Souza Cruz. Os bancos Bradesco, Santander Brasil, Itaú Unibanco Holding e Banco do Brasil, além da Cielo e a Telefonica Brasil completam a participação verde e amarela no ranking.
Os Estados Unidos são o país que mais polui, com 16 das 50 maiores poluidoras. O país é responsável por cerca de 50% de toda emissão de CO2 na atmosfera.