SUSTENTABILIDADE

Mineradoras ganham prêmios por projetos de sustentabilidade

As mineradoras AngloGold Ashanti, Votorantim Metais e Gerdau foram premiadas na quarta edição do ...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

Na categoria Melhor Exemplo em Água, o caso de Gestão de Recursos Hídricos da Votorantim Metais levou o prêmio. A empresa tem ações para otimizar o consumo de água nos processos, investimentos em campanhas socioeducativas e promover o aumento da recirculação da água em 100% até 2020.

O destaque do projeto está nas Unidades de Morro Agudo, em Paracatu (MG), do negócio zinco; e para o negócio Níquel, em Fortaleza de Minas (MG), que reutiliza 88% da água dos processos da empresa.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Votorantim Metais, Alexandre Gomes, os programas espalhados pelo Brasil buscam consumo de água cada vez menor.

“É motivo de muito orgulho para a Votorantim Metais ser reconhecida pela sociedade como uma empresa que preza pela responsabilidade social e ambiental. O Prêmio Hugo Werneck está alinhado ao nosso objetivo e é resultado direto de um trabalho conjunto, voltado para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos”, diz Gomes.

A AngloGold Ashanti levou o prêmio na categoria “Melhor Exemplo em Tecnologia da Informação Verde” pelo projeto TI/Verde que incentiva as práticas sustentáveis entre os funcionários das unidades da empresa no Brasil.

Um dos destaques foi a campanha de doação de resíduos eletrônicos, onde foram coletados mais de 451 itens, incluindo CPUs, cabos e carregadores. A empresa também instalou “papa-pilhas” em suas dependências, reduziu o uso de papel e realizou campanhas de conscientização socioambiental em escolas da região de Nova Lima (MG).

Já a siderúrgica Gerdau recebeu o prêmio na categoria “Melhor Empresa Parceira Sustentável” e contou com a presença do Vice-Presidente Executivo da Operação de Negócio Brasil da Gerdau Manoel Vitor de Mendonça Filho.

Criado em 2010, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza é uma iniciativa do Grupo Ecológico. O objetivo do prêmio é reconhecer pessoas, empresas e instituições que buscam caminhos mais ambientalmente responsáveis e que incentivam novas ações e atitudes.