Este artigo tem 10 anos. As imagens podem não ser exibidas.
Metso faz doação para luta contra o Ebola
A Metso decidiu ajudar os países da África Ocidental afetados pelo ebola com a doação de 25 mil euros através da Unicef, disse a empresa em comunicado divulgado na sexta-feira (12). A ONU estima que 10 milhões de crianças foram afetadas direta ou indiretamente pelo surto de Ebola. Até agora, a epidemia tem prejudicado a execução de serviços sociais essenciais não relacionados ao ebola nas áreas afetadas. Serviços de prevenção da malária, imunização, desnutrição, água e saneamento foram altamente impactados. O surto prejudica de forma significativa as receitas nacionais e a renda familiar. Também dificulta a continuidade de negócios e aumentando a inflação e preços de bens e serviços, incluindo serviços essenciais de saúde e distribuição de alimentos.
Vale capacita 900 para preservação e melhoria da qualidade ambiental
A equipe do Parque Botânico Vale de São Luís realizou o Programa de Educação Ambiental. Neste ano, 12 escolas localizadas em municípios do Maranhão e Pará, ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC) foram envolvidas. O objetivo foi sensibilizar os participantes para as questões ambientais, tendo como princípio promover o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. O programa capacitou diretamente 816 alunos em educação ambiental e 109 professores para serem multiplicadores de práticas sustentáveis. Nesse ano o programa foi composto por quatro módulos: Construindo Conceitos, Brasil e Mundo, Aplicabilidade e Nosso papel e responsabilidade, nos quais foram abordados temas como água, biodiversidade, ar, energia e resíduos.
No evento de encerramento do programa, as escolas apresentaram vários projetos desenvolvidos durante o ano, tais como confecção de sabão a partir do reaproveitamento de óleo, confecção de objetos a partir do reaproveitamento de materiais desfile com trajes que remetem a reutilização de resíduos, Projeto Lixo Urbano, Culinária Alternativa, Horta Escolar entre outros. As informações são de comunicado divulgado pela mineradora no dia 12.
Votorantim Niquelândia entrega premiação do Concurso Tempos de Escola
Alunos e profissionais de educação de escolas públicas de Niquelândia participaram no dia 9 de dezembro da solenidade de premiação do Concurso Tempos de Escola, no Cine Teatro, no centro de Niquelândia. Na edição deste ano, três alunas foram destaques no concurso, que é realizado desde 2009, como parte das atividades do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), uma iniciativa do Instituto Votorantim. “Contribuir com a realização do Tempos de Escola é uma maneira importante de contribuirmos para a melhoria da educação pública da comunidade de Niquelândia, estimulando a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro”, disse o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron.
Neste ano, o projeto passou a abranger também os diretores escolares e passa a ter um caráter de formação. O foco é a reflexão, estudos e a realização de diagnóstico sobre os espaços escolares destinados à maior convivência e integração entre alunos e educadores. A outra frente é a mobilização social, que tem o objetivo de chamar a comunidade a participar e contribuir para a concepção de uma cidade como um território educativo e a comunidade como educadora.
Vale é reconhecida por projetos sociais na China
A Vale na China foi reconhecida pela sua contribuição no aniversário de 25 anos do Projeto Hope, desenvolvido em parceria com a China Youth Development Foundation (CYDF). Segundo comunicado divulgado nesta semana, a empresa ajudou a construir quatro Hope Schools (ou Escolas da Esperança) no país, totalizando um investimento de quase US$ 1 milhão. O apoio da Vale ao Projeto Hope vem desde 2008, depois que um forte terremoto destruiu a região. Além das doações, líderes da empresa visitaram as Hope Schools para conhecer de perto o trabalho e reforçar o compromisso com o projeto. Após o terremoto, a Vale apoiou financeiramente a criação de três escolas primárias na província de Sichuan. Um total de 1,2 mil alunos e professores foram beneficiados. A quarta escola foi construída no fim do ano passado, na província de Qinghai.
Áreas afetadas pela mineração na Reserva Garimpeira do Vale do rio Peixoto serão recuperadas
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Mato Grosso (SICME) assinou contrato com a Ampla Construções e Empreendimentos, empresa especializada para recuperar áreas de mineração. A empresa prestará serviços de recuperação de áreas degradadas de mineração da Reserva Garimpeira do Vale do rio Peixoto, que engloba os municípios de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte, no Mato Grosso. O valor do contrato é de R$ 2,2 milhões e tem validade de 60 dias, a contar da data de assinatura. Não foram informadas quais áreas exatamente serão recuperadas em cada município. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado que circula hoje (17).