SUSTENTABILIDADE

Mineradoras estão entre as empresas mais verdes do mundo

A revista americana "Newsweek" divulgou a lista das 500 empresas mais verdes do mundo, classifica...

Este artigo tem 10 anos. As imagens podem não ser exibidas.

A Newsweek considera critérios como produção de energia, carbono e água, geração de resíduos, reputação, comitê de sustentabilidade e auditoria. A Vale ocupa o 171º lugar no ranking, a melhor colocação entre todas as mineradoras classificadas.

Seguida da mineradora brasileira, está a Glencore, que aparece em 193º lugar e a Anglo American, em 252º. A Holcim ocupa a 257ª posição, a americana FreePort-McMoRan Copper & Gold ficou na 285ª posição e a canadense Potash Corp of Saskatchewan é a 294ª da lista.

A Rio Tinto aparece em 302º lugar, seguida da nigeriana Dangote Cement, em 454º, e da americana Southern Copper, última entre as mineradoras, na 466ª posição. O ranking foi elaborado em parceria com a Corporate Knights Capital, empresa canadense de consultoria.

A empresa brasileira mais bem posicionada é o Itau Unibanco Holding, que aparece em 19º lugar, seguido do Banco Santander Brasil, na 84ª posição, e do Banco Bradesco, que ocupa a 187ª colocação. Também integram o ranking o Banco do Brasil, no 206º lugar, a Petrobras, em 275º, e a Ambev, que ficou na 484ª posição.

Desde 2008, a Vale investiu quase US$ 7 bilhões em atividades que vão desde o reflorestamento e reabilitação de áreas degradadas na Amazônia a projetos sociais envolvendo comunidades. Para 2014, a mineradora prevê investimentos da ordem de US$ 975 milhões em projetos sociais e programas de proteção e conservação ambiental.

Em 2013, a empresa obteve a maior pontuação de transparência entre as empresas da América Latina na avaliação do questionário do Carbon Disclosure Project (CDP) e, pelo quarto ano consecutivo, foi listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE/Bovespa). Com informações da Newsweek.