Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.
A mineração é a principal causa de contaminação de cinco das dez cidades mais poluídas do mundo segundo um estudo feito pela organização não governamental (ONG) Instituto Blacksmith, em parceria com a revista Time e a rede australiana ABC Environment. As informações foram divulgadas na semana passada.
A ONG criou um ranking com as dez cidades mais poluídas e traçou um perfil do que estaria causando o excesso de poluição de cada uma delas. Entre os dez municípios mais poluídos, dois se localizam na China, dois na Índia, dois na Rússia, um no Azerbaijão, um na Ucrânia, um no Zâmbia (única cidade na África) e um no Peru (único município latino-americano).
No total, cerca de 12 milhões de habitantes são afetados pelas más condições ambientais que possuem essas cidades, tais como poluição atmosférica, água contaminada e exposição a metais pesados.
No topo da lista, estão as cidades chinesas de Linfen e Tianying, em primeiro e segundo lugar, respectivamente. A primeira é o centro de extração e produção de carvão do país. Linfen é repleto de jazidas ilegais, o que dificulta a fiscalização. Tianying é um dos principais centros de mineração e processamento de chumbo da China. As pequenas operações são conhecidas por desobedecerem as regulamentações de poluição, o que faz com que a concentração de poluentes no ar e no solo seja de 8,5 a 10 vezes maior do que o padrão de saúde nacional.
A terceira cidade da lista é a de Sukinda, na Índia, região que possui 97% dos depósitos de minério de cromita do país. A cromita é utilizada principalmente na fabricação de vidro, cimento, aço inoxidável e cromagem.
Na América do Sul, a cidade de La Oroya, no Peru, é um dos principais centros de mineração de chumbo dos Andes peruanos e 99% das crianças têm altos níveis do metal em seu sangue. Segundo matéria publicada no website do Instituto Carbono Brasil, isso acontece devido principalmente a uma refinaria de propriedade norte-americana que polui a cidade desde 1922.
O único município africano que entrou na lista foi o de Kabwe, na Zâmbia. Em 1902, grandes depósitos de chumbo foram localizados na área e embora a maioria das minas e fundições não estejam mais operando, as concentrações de chumbo nas crianças é de cinco a dez vezes o permitido pelos níveis da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA, e podem ser altas o suficiente para matar, informou o estudo.
Ainda fazem parte da lista das cidades mais poluídas, as cidades de Vapi, na índia; Dzerzhinsk e Norilsk, na Rússia; Chernobil, na Ucrânia; e Sumgayit, no Azerbaijão.