Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.
A Sama Minerações Associadas, mineradora do grupo Eternit, foi tida como a melhor empresa da indústria de mineração para se trabalhar, de acordo com o ranking de 2013 da revista Você S/A. Na lista geral das companhias, a Sama ocupa o 6º lugar, com nota 90,5.
A Sama tem 695 funcionários e sua sede fica na cidade de Minaçu, Goiás. Ela é a terceira maior mineradora de crisotila do mundo, sendo a única mineradora de amianto crisotila em operação na América Latina.
Em segundo lugar entre as mineradoras, está Samarco Mineração, com nota 81,3. A mineradora está investindo em um projeto de produção de minério de ferro, o Projeto Quarta Pelotização (P4P), no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.
A U&M Mineração e Construção, que trabalha com empresas de mineração, na construção de barragens de rejeito, implantação e expansão de minas, ficou em terceiro lugar na lista das melhores empresas da indústria de mineração para trabalhar. Atualmente a U&M tem 1.450 funcionários e já atuou em minas da Yamana Gold e da Mirabela, no Brasil. Na lista, a empresa recebeu nota de 79,1 pontos.
Com nota de 76,9, a Millennium Mineração (Cristal Paraíba) ficou com o quarto lugar na lista das melhores empresas da área de mineração para se trabalhar. A empresa, que faz parte do Grupo Cristal, mantém uma mina localizada na cidade de Mataraca, na Paraíba.
No quinto lugar está unidade de Negócio Níquel da Anglo American. A Unidade de Negócio Níquel da Anglo American, com 76,4 pontos. A unidade possui 1.789 funcionários no total, distribuídos entre o escritório corporativo da empresa em São Paulo, as operações de beneficiamento de níquel nas cidades de Barro Alto e Niquelândia, ambas no Estado de Goiás, e o escritório de projetos em Belo Horizonte.
A pesquisa é realizada anualmente pela Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Foram avaliados dados enviados por 481 empresas inscritas. Destas, 234 foram selecionadas para visitas técnicas feitas pela equipe da revista.
As 150 empresas privadas presentes no guia conquistaram as melhores pontuações no Índice de Felicidade no Trabalho, calculado com base no Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho, que mede a percepção do funcionário sobre a empresa, e o Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas, que avalia o que a companhia oferece aos empregados.