SUSTENTABILIDADE

Cinco brasileiras estão entre as 100 Mulheres Inspiradoras da Mineração no Mundo

A organização sem fins lucrativos Women in Mining (WIN) selecionou cinco brasileiras em seu relat...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

Nesta semana, a Women in Mining, organização dedicada a promover o emprego, retenção e o desenvolvimento profissional das mulheres no setor da mineração, listou as cem mulheres Inspiradoras da Mineração no Mundo.

A lista inclui as três brasileiras que trabalham na Anglo American, Ana Maria Nazareth Costa, geóloga; Simone Naciff Frazão, gerente da Operação de Níquel; e Keila Aparecida dos Santos, auxiliar administrativa; Vania Somavilla, diretora executiva de Recursos Humanos, Saúde e Segurança da Vale; e Vanessa Torres, diretora global de Investimentos e Gerenciamento de Valor da BHP Billiton.

As mulheres respondem por 13% da força de trabalho mundial no setor de mineração, segundo pesquisa da consultora global de recrutamento para alta e média gerência Hays. A força de trabalho feminina atua no setor de geologia e engenharia, mas há espaço para aquelas que desejam trabalhar com direito, contabilidade, marketing e área financeira desse setor.

De acordo com o levantamento, há uma disparidade quando são analisados características regionais. Enquanto na América do Norte, o índice de mulheres na mineração chega a 14,7%, na Ásia, esse número não passa de 9%.

O índice tem como objetivo divulgar a contribuição das mulheres na indústria de mineração global, identificar exemplos positivos em todos os cargos hierárquicos, incentivar o debate sobre a diversidade de gêneros entre as empresas e inspirar mulheres a considerar carreiras e oportunidades neste setor. A Women in Mining foi criada em 2006 e hoje possui 1.200 membros, representantes dos mais diversos setores da mineração.