BIZARRO

BIZARRO: Coloradoíta, um mineral pouco conhecido que pode ser mortal

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Sedimentos encontrados em Marte po...

BIZARRO: Coloradoíta, um mineral pouco conhecido que pode ser mortal

Sedimentos encontrados em Marte podem provar existência de vida no planeta

Cientistas da Universidade de Old Dominion, na Virgínia, nos Estados Unidos, descobriram por meio de imagens estruturas sedimentares que podem provar a existência de que tenha existido vida em Marte. As imagens, divulgadas no início do ano, demonstram a presença de sedimentos que, na Terra, são formados por micróbios. Os sedimentos foram encontrados na área chamada Lago Gillespie, em Marte.

A geobiologista Nora Noffke, que estudou as estruturas microbianas por 20 anos, disse que a descoberta é uma grande evidência. Apesar disso, as imagens ainda não são capazes de provar tal teoria. Isso porque as estruturas podem não ter sido moldadas por processos biológicos conforme acontece na Terra. Essa confirmação exigiria uma amostra de rocha para análise microscópica.

A presença de gás metano, encontrado no planeta vermelho anteriormente, também levantou provas possíveis da presença de vida no local. Segundo Penélope Boston, geomicrobiologista do Instituto de Mineração e Tecnologia do Novo México, a descoberta de Noffke acrescenta evidências para o quebra-cabeça do histórico de vida do nosso planeta vizinho. As informações são do Daily Mail.

Instituto lista as 10 indústrias mais poluentes do mundo

O Instituto Blacksmith divulgou uma pesquisa em meados do ano passado sobre a toxicidade de diferentes indústrias em todo o mundo. Pesquisadores da instituição estudaram indústrias em 49 países para saber o impacto na saúde e no bem-estar das pessoas. Analisando milhares de instalações industriais, o Instituto fez um ranking das indústrias mais poluentes.

As indústrias mais poluentes e tóxicas são as de reciclagem de baterias de chumbo, indústria de chumbo, minas, curtumes, efluentes industriais e de cidades, distritos industriais, garimpos de ouro, fábricas, petroquímicas e lavanderias. Os resultados são comparáveis aos dados gerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

O relatório mostra que a poluição é tão perigosa como doenças, tais como malária e tuberculose. Algumas indústrias utilizam matérias-primas e poluentes extremamente prejudiciais, além de produtos modificados que prejudicam gravemente a saúde e o meio ambiente. Para medir o impacto, o Instituto desenvolveu um indicador que mostra o número de anos perdido, por meio da morte prematura e perda de qualidade de vida resultante de doença.

Coloradoíta, um mineral pouco conhecido que pode ser mortal

A coloradoíta foi descoberta recententemente em veios de magma e é formada quando o mercúrio se combina ao telúrio. Este mineral representa uma ameaça duplamente tóxica, a combinação dos dois elementos apresenta risco de envenenamento se manuseado sem cuidado. Se for aquecida ou alterada quimicamente, pode produzir vapor ou poeira que são mortais. Um fato sobre teluretos que chamou atenção foi em Kalgoorie. Nessa cidade australiana, as ruas foram lavradas em uma busca bizarra por ouro. O motivo foi porque teluretos auríferos tinham sido usados para tapar os buracos das ruas na cidade. Um dos poucos elementos com que o ouro combina-se é o telúrio, um elemento químico extremamente tóxico e raro, formando teluretos. As informações são do website Listverse e do CPRM.