O Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME) é direcionado a pesquisadores, professores e estudantes das instituições de ensino e pesquisa, profissionais e gestores atuantes nos setores mineral, metalúrgico e ambiental. O evento também se dirige a empresas de serviços, consultoria e demais profissionais das áreas de mineração, metalurgia e meio ambiente. O encontro é composto por um grande fórum de debates e visa, a cada edição, aprimorar e qualificar suas atividades, buscando apresentar de forma privilegiada uma maior divulgação da atividade mineral e metalúrgica, assim como proporcionar a multiplicação de contatos, juntamente com o crescimento e fortalecimento profissional, sendo esperada a participação de pesquisadores e profissionais de todo Brasil.
A reunião de renomados palestrantes e pesquisadores, nacionais e internacionais, permite uma integração entre a comunidade acadêmica e profissional, ampliando o interesse na pesquisa, no compartilhamento de informações e das práticas industriais utilizadas. Desta forma, justifica-se a realização do XXVIII ENTMME como um instrumento de agregação entre os profissionais e estudantes da área minero-metalúrgica, de modo a difundir as inovações científicas e tecnológicas que permeiam tal setor.
A Indústria Mineral Brasileira gera atualmente cerca de 195.000 empregos diretos e cerca de 3,6 vezes este valor para os empregos indiretos. Os recursos minerais são expressivos e abrangem uma produção de 72 substâncias minerais, das quais 23 são metálicas, 45 não metálicas e 4 energéticas (IBRAM, 2015). É inegável a importância da mineração para o Brasil e para o mundo. Portanto, é preciso estimular o desenvolvimento científico por meio de eventos e encontros de atualização, como o evento proposto.
Objetivos
- Promover a difusão de conhecimentos e tecnologia na área de tratamento de minérios e metalurgia extrativa;
- Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências, teóricas e práticas, entre os profissionais da área;
- Incentivar o intercâmbio científico entre os alunos de nível técnico, graduação e pós-graduação com profissionais da área de tratamento de minérios e metalurgia extrativa;
- Fortalecer o intercâmbio técnico e científico entre universidades, centros de pesquisa e empresas do setor mineral.