Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.
A unidade, que pertence ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UCS, foi criada para a realização de estudos científicos dos materiais utilizados nas minas da companhia, visando melhorar seu desempenho frente ao desgaste e avaliar as possibilidades de reciclagem.
Inicialmente, o laboratório conta com quatro equipamentos para a preparação das amostras de materiais metálicos, usadas para caracterização: uma cortadeira de precisão, uma prensa de embutimento, uma politriz e uma lavadora ultrassônica.
De acordo com o professor da UCS e responsável pelo projeto, Carlos Figueroa, todos os equipamentos são de última geração, automatizados e computadorizados, e a unidade deve receber mais instrumentos em breve, a medida que forem iniciados novos projetos.
Figueroa afirmou que o laboratório traz benefícios para todos os envolvidos. "A UCS passa a contar com mais um laboratório para seus pesquisadores e estudantes; o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies agrega mais um laboratório participante à sua rede; e a Vale garante qualidade na preparação de amostras para metalografia", disse o professor.
O laboratório está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais e participa da rede nacional de laboratórios e grupos de pesquisa do INES. Os equipamentos e bancadas foram adquiridos com recursos da Vale, para complementar a infraestrutura já existente na UCS e atender as necessidades do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido para a empresa.
Segundo Figueroa, o trabalho com a Vale deve trazer ganhos importantes para a universidade. "Além dos equipamentos e insumos que permitirão montar um novo laboratório para a nossa instituição e que serão adquiridos com financiamento da Vale, teremos o benefício de mais uma experiência na interação universidade-empresa e, principalmente, a oportunidade de oferecer uma formação diferenciada na área de Materiais para os alunos de graduação e pós-graduação que foram selecionados para participar do projeto como bolsistas", disse.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Vale e o INES, que vem sendo construída desde junho de 2010. Após visitas técnicas de um grupo de pesquisadores do Instituto às minas, foi realizado um workshop em fevereiro de 2011, reunindo, em Belo Horizonte, mais de 40 profissionais de diferentes unidades da Vale.
O evento de inauguração contará com a presença de representantes da Vale e do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, além das autoridades acadêmicas da Instituição.
As informações são do website da Universidade de Caxias do Sul.