O objetivo da mineradora é elevar o atual índice de utilização da frota, via apontamento eletrônico dos operadores nos equipamentos de carga e transporte, além de aumentar o nível de confiabilidade dos dados de produção, substituindo as anotações feitas em planilhas.
O Minetrack é uma solução de monitoramento, gerenciamento e otimização da frota produtiva da mina e utiliza hardwares avançados em todas as etapas do ciclo produtivo. Aliado a um software que utiliza a implementação de algoritmos inteligentes, o Minetrack contribui para o aumento da produtividade e para a redução dos custos operacionais.
De acordo com o engenheiro Cleres Sampaio, consultor da Mineração Riacho dos Machados, o mercado tem demandado maior eficiência operacional, devido a volatilidade nos preços dos minérios. "Por isto, buscamos sistematicamente elevar nossa produtividade e reduzir nossos custos”, disse.
Com o Minetrack, a captura dos dados de produção da mina é automatizada e os respectivos relatórios são gerados em tempo real, ou seja, é possível eliminar o papel, trocando o preenchimento das fichas de apontamento manual, conhecidas como parte diária, por apontamento eletrônico. Dessa forma, os dados armazenados no computador de bordo serão descarregados automaticamente para gerar relatórios de produção em tempo real via internet.
Isso permite, segundo a Sodep, que a análise e tomada de decisão dos gestores aconteça em ambiente totalmente dinâmico.
“O objetivo do Minetrack é alinhar-se com a realidade atual do mercado de mineração, levando tecnologia acessível às mineradoras de todos os tamanhos, as quais podem patrocinar o projeto exclusivamente via as oportunidades de redução em Opex, ou seja, sem necessidade de Capex”, afirmou Marcos Andrade, gerente-executivo da Sodep.