INOVAÇÃO

Software de sequenciamento ganha mais adeptos no Brasil

O MineSight Schedule Optimizer (MSSO), ferramenta para o sequenciamento de minas a céu aberto ou ...

Este artigo tem 9 anos. As imagens podem não ser exibidas.

“O MSSO vem conquistando sua sólida liderança há mais de 6 anos, o que mostra não se tratar de uma simples experiência tecnológica e sim de um poderoso aliado no dia a dia dos nossos clientes”, diz comunicado enviado pela Prominas, distribuidor do software no Brasil.

A ferramenta considera no sequenciamento vários modelos, processos, destinos e exigências de misturas, restrições e blendagens para determinar a sequência de lavra mais produtiva para alcançar a maior rentabilidade do projeto.

“Fizemos o sequenciamento de lavra de longo e médio prazos da CBMM utilizando a ferramenta. Essa ferramenta agilizou muito os trabalhos por solucionar várias restrições complexas que foram 'inputadas'. Quando não foi possível encontrar uma solução viável, o MSSO, contando com uma das características que achamos mais interessante, flexibilizou algumas restrições e então podemos equalizar da melhor maneira possível o problema”, disse Leandro Silva, engenheiro de Planejamento de Lavra da CBMM.

No MSSO, os planejadores podem variar os custos fixos de lavra por área, fase, bancada, material e período, bem como variar os custos de recuperação de estoque por destino, material e período. Da mesma maneira, é possível variar os custos de processamento na usina e o preço de venda.

“O MSSO é um módulo de sequenciamento de lavra que gera excelentes resultados, utiliza um sistema integrado de planejamento de mina, contém objetivos de lavra bem definidos, interface prática e didática, agilidade na leitura dos algoritmos, sequência de animações, além de dispôr de relatórios automatizados das principais variáveis de produção. Pode ser aplicado em todas as etapas do planejamento de mina, desde o curtíssimo prazo até o life-of-mine”, afirmou Rafael Mendonça, coordenador de Mineração em Fazenda Brasileiro, uma das unidades da Yamana Gold.

As versões recentes do MSSO adicionaram recursos e aplicabilidades a uma ferramenta que tem desenvolvimento contínuo.

“Há 3 anos aplico o MSSO em Carajás e ele atende muito bem as necessidades para sequenciar a mina tanto no horizonte plurianual, quanto no horizonte anual. O complexo de Carajás possui diversas particularidades, que faz a solução do sequenciamento ser de elevada complexidade, Atualmente são oito cavas sendo lavradas ao mesmo tempo, com dez pilhas de estéril e oito pontos de alimentação, 33 máquinas de carga com portes diferentes e 138 caminhões também com variação de portes”, disse Eder Griebeler, da área de Planejamento de Curto Prazo Norte, da Vale.

Greibeler diz ainda que o próximo passo será utilizar o MSSO com o módulo Haulage, para visualizar o comportamento da frota com o sequenciamento.

“O software é robusto e dinâmico o que permite o trabalho de sequenciamento de uma ou mais minas ao mesmo tempo, bem como o blend do ROM das minas, a criação de uma ou mais usinas de beneficiamento, permite também a formação de estoques de minérios com diferentes teores e/ou litologias bem como sua retomada e blend com o ROM”, afirmou José Caetano Neto, engenheiro de Planejamento de Longo Prazo da Anglo American. As informações são da Prominas.

TÓPICOS: