PRODUÇÃO

Infraestrutura inadequada de transporte eleva custos de produção de minério de ferro no Irã

A falta de infraestrutura para transporte fez com que o Irã diminuísse suas exportações de minério de ferro, de acordo com Ahram Shakouri, vice-presidente do Conselho de Administração do sindicato dos produtores e exportadores de produtos de minério de ferro do Irã. Shakouri disse que os problemas com infraestrutura fizeram com que os custos de produção da commodity se multiplicassem.

Infraestrutura inadequada de transporte eleva custos de produção de minério de ferro no Irã

Os custos de exploração no Irã são equivalentes aos de Brasil e Austrália, entretanto o país carece de rodovias e ferrovias para infraestrutura de transporte, fazendo com que os custos de produção aumentem consideravelmente, disse Shakouri.

O Irã exportou cerca de 20 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado, de acordo com o calendário iraniano, que se encerrou em 20 de março deste ano. Executivos iranianos disseram que a demanda do mercado interno pela matéria-prima do aço fizeram com que as exportações do ano passado iraniano fossem reduzidas.

Em 2012, a produção de minério de ferro do Irã foi de 37,5 milhões de toneladas. As três mineradoras que mais produzem minério de ferro no país asiático são Chadormalu Mining and Industrial, Gol Gohar Iron Ore e Iran Central Iron Ore.

A China, Rússia e o Cazaquistão estão entre os poucos países que são aliados comerciais que ainda fornecem para os setores de minério de ferro e de aço do Irã. Em maio de 2013, os países compradores e fornecedores do ocidente cortaram suas relações comerciais com o Irã devido à crescente pressão das sanções.

O governo do Irã tem planos ambiciosos de expandir sua produção doméstica de minério de ferro e espera se tornar no curto prazo, autossuficiente. As informações são da Agência Trade News e do portal Donya-ye Madan.