SEGURANÇA

Apps unem trabalhadores isolados

As condições peculiares em que atuam os chamados trabalhadores remotos (em inglês, lone worker), ...

Este artigo tem 11 anos. As imagens podem não ser exibidas.

O Lone Worker App, desenvolvido apenas para iPhone, foi projetado para funcionar como um sinal de alerta, em caso de acidentes. O usuário pode determinar um intervalo de tempo em que se o aplicativo não detectar movimento vai emitir um sinal de emergência para o celular. Caso não haja resposta, o Lone Worker App vai enviar alerta por SMS e por e-mail para três contatos de emergência escolhidos pelo usuário, informando a localização do trabalhador remoto.

Esse aplicativo também permite estipular um intervalo de tempo em que o usuário vai apertar um botão para iniciar a contagem e outro para finalizar. Nesse período, o app vai enviar uma mensagem, perguntando se está tudo bem. Se não houver resposta, os três contatos de emergência vão receber a localização do trabalhador via SMS e e-mail. O Lone Worker App é gratuito e pode ser baixado aqui.

O Stay Safe está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e será lançado em breve para Blackberry. O princípio desse aplicativo é parecido com o do Lone Worker App. O Stay Safe dá ao usuário a possibilidade de fazer check-ins quando der início a uma sessão de trabalho remoto. O empregador fica sabendo, por meio de um hub online em tempo real, a localização do trabalhador a cada viagem, deslocamento, entre outros.

Se o usuário não der check-in depois de cada viagem ou sessões de trabalho remoto, o Stay Safe vai emitir um alerta em forma de <>pop-up para esse hub em que o empregador tem acesso à localização do trabalhador. Dessa forma, será identificado que pode haver algum problema. Alertas via SMS e e-mail também são opções do aplicativo, que é gratuito e pode ser baixado aqui.

A funcionalidade do aplicativo LoneAlert é semelhante, entretanto, esse está disponível, além de Android, iOs e Blackberry, para Windows Phone. O app possibilita a comunicação entre trabalhadores remotos e seus supervisores, alertando-os sobre incidentes e informando-os a posição dos empregados. Informações sobre download no site do LoneAlert.

Por último, mas não menos importante, o Lone Worker Manager está disponível apenas para iOS. O aplicativo foi projetado para emitir dois tipos de alerta: red alert e amber alert. O primeiro serve para casos de emergência, quando o trabalhador remoto não responder a tentativas de comunicação, enquanto o segundo grava a última localização do trabalhador quando for ativado o red alert. O Lone Worker Manager também disponibiliza um sistema online para que o empregador possa saber a localização do trabalhador, mediante um sinal enviado pelo próprio usuário de 60 em 60 minutos. Informações sobre download aqui.

Os aplicativos estão disponíveis em inglês.

TÓPICOS: