Este artigo tem 10 anos. As imagens podem não ser exibidas.
A empresa é mais conhecida no setor de mineração pela produção de refúgios subterrâneos, equipamentos que fornecem abrigo para trabalhadores em operações subterrâneas. Entretanto, a empresa direcionou sua atenção para projetar banheiros químicos que não gerem faísca ou tenham potencial para causar explosões subterrâneas.
O banheiro químico EnviroLav Powerless, produto da MineArc, foi desenvolvido para ser utilizado em rochas duras ou em minas subterrâneas de carvão e projetado para oferecer às mineradoras a mesma proteção de refúgio subterrâneo. A parte mais interessante é o sistema sem energia elétrica, desenvolvido para eliminar qualquer risco de descarga elétrica ou explosão.
Segundo James Young, representante da MineArc, o EnviroLav foi projetado para ser um produto de fácil e frequente locomoção nos ambientes subterrâneos. “É um produto que exige pouca manutenção e tem uma relação de custo-benefício bem melhor se comparado a outras alternativas portáteis”, disse.
Young afirma que o EnviroLav não precisa ser drenado a cada duas ou quatro semanas, como os banheiros químicos convencionais. “O EnviroLav só precisa ser esvaziado a cada 18 o 24 meses”, disse.
Existem vários exemplos de explosões em minas subterrâneas, muitas vezes causados por faíscas geradas por equipamentos elétricos ou outras fontes aleatórias causadoras de incêndio.
De acordo com a MineArc, a Anglo American foi a primeira mineradora a encomendar EnviroLav. A empresa vai direcioná-los para o projeto de carvão Grosvenor, em Queensland, na Austrália.