O 1º CLADAM, de magnitude internacional, contará com profissionais de primeira linha de diferentes países (EUA, Canadá, Chile, Peru, dentre outros) que atuam nessa área técnica. Teremos a participação da RPM – Kinross Brasil, empresa premiada em 2018 como uma das melhores minas do mundo de boas práticas na gestão de DAM.
Este congresso que se repetirá a cada dois anos e certamente será uma excelente oportunidade para podermos trocar experiências sobre como lidamos com esse fenômeno no Brasil e na América Latina e como este fenômeno é tratado nos países onde a mineração é uma atividade expressiva da economia destas nações.
Para a realização deste evento, a ABAS-MG, conta com o apoio da SANAP, que representa um grupo de pesquisadores e consultores da América do Sul; bem como do INAP, entidade que representa as grandes companhias de mineração de atuação global, que lidam diariamente com este fenômeno geoquímico que representa o maior potencial de contaminação do aquífero, onde minerações de minério sulfetadas ocorrem.
Dessa forma, nós dirigentes da ABAS-MG, estamos muito entusiasmados com as possibilidades de iniciar a partir desta iniciativa e de outras que estão sendo realizadas desde janeiro de 2019, um processo de fomentação do setor de gestão de recursos hídricos subterrâneos no país, fundamentado nas melhores práticas e no aumento do nível técnico das discussões necessárias para o encaminhamento de questões ambientais mais relevantes.
Assim, convocamos todas as empresas, entidades de ensino e pesquisa a apoiarem, enviarem trabalhos técnicos e se inscreverem nos treinamentos que serão realizadas no 1º CLADAM.
Este evento representará um marco na gestão do fenômeno de DAM na América Latina e em especial em nosso país, tendo como principal objetivo promover a discussão e apresentar o estado do estado da arte na área de Drenagem Ácida de Mina e as tecnologias associadas a este fenômeno geoquímico.